Feridas da Alma (Parte 1): Os Fantasmas do Passado‏



O que são Feridas na Alma? Podemos definir de maneira bem simples como as marcas causadas em nossos sentimentos, vontade e pensamento por traumas, por circunstâncias que vivemos no passado.
Feridas geralmente são agravos provocados por um fator exterior e que deixam nosso corpo doente. As Feridas na Alma podem ser ativadas por fatores externos (Relacionamentos, expectativas não correspondidas, traição da confiança, perdas e outros) e que afetam diretamente nossa vida, deixando nossa alma doente. Estas marcas muitas vezes são tão sutis ao ponto de não percebermos que fomos afetados por algumas questões, mas que em determinado tempo se manifestarão em nossa vida.

As Feridas na Alma desencadeiam em nós comportamentos sintomáticos. Passamos a agir, a nos comportar e pensar de determinada maneira como efeito dos danos sofridos na alma. Podemos exemplificar esses comportamentos sintomáticos, veja a tabela abaixo de causa-efeito para exemplificar alguns casos:

Causa
Efeito
01. Exposição ao ridículo, ser envergonhado em frente a outras pessoas.
Timidez excessiva, se fechar para as pessoas.
02. Traição da amizade, confiança quebrada.
Vida solitária, não consegue ter e fazer amigos.
03. Rejeição pelos pais (Palavras malditas, ausência de carinho, amor e respeito).
Caráter destruído, não se sente amado pelas pessoas e por Deus, insegurança constante.
04. Relacionamentos comprometedores (Ficar, Namoro, sexo fora do casamento).
Não consegue amar as pessoas, distúrbios sexuais, masturbação, desejos descontrolados, não consegue desenvolver relacionamentos sérios.
05. Não valorização (Por parte do próprio indivíduo e dos outros).
Espontaneidade excessiva, necessidade de falar demais, querer se destacar em tudo, ser o centro das atenções.

Existem tantos outros comportamentos que não são naturais, mas causas de situações que nos afetaram e gerou em nossa alma um bloqueio em determinadas áreas da nossa vida, que nos impedem de avançar.

Quem de nós já não passou por momentos em que aparentemente estava tudo normal, daí vivenciamos um determinado fato em nossa vida e naquele momento travamos, nos sentimos mal porque nos lembramos da “situação que nos fez mal”. São os “Fantasmas do Passado”, as lembranças de coisas que nos afetaram que nos paralisam em determinada situação e trazem um peso de acusação, de fracasso, de situação mal-resolvida.

Alguns dizem que o tempo é o melhor remédio para curar as feridas, para esquecer um amor mal correspondido, para apagar uma traição ou um passado de rebeldia. Mas a verdade é que a única coisa que o tempo faz é criar uma “camada” que nos dá uma falsa impressão de situação resolvida. O fato é que os anos vão se passando em estes “Fantasmas do Passado” sempre voltam.

O problema de ter Feridas na Alma é que isto nos afeto como um todo, em nosso espírito, pois somos afetados em nosso relacionamento com Deus, não conseguindo níveis maiores de rendição e de intimidade. Na própria alma, tornando-nos mais sensíveis a tentações e efeitos dos traumas. Na carne, pois até nosso corpo pode adoecer em decorrência de Feridas na Alma.

A grande notícia é que existe cura para as Feridas na Alma e esta cura está em Jesus. No próximo post trataremos sobre como nos livrar desses “Fantasmas do Passado”.

"Sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas" (Salmos 147:3)


Shalom Adonai
Thiago Santos.


0 comentários:

Postar um comentário

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores