"O jeito é dar uma Fugidinha..."



Tem uma música rolando por aí fazendo muito sucesso, é um destes Sertanejos Universitários que toca em cada esquina da cidade e uma parte do refrão diz exatamente isso: "O jeito é dar uma fugidinha...". Bom, vamos ao contexto. A música fala de um cara chamando uma garota pra dar uma saída, uma sumida de perto de todo mundo pra ter um momento, provavelmente uma "pegaçãozinha" pra depois ver o que vai rolar de fato. Entendemos que a música fala sobre dar um jeito de ocultar as coisas, engano pra satisfazer a alma. É a história de um cara que não quer ficar mal diante das pessoas, mas não abre mão de fazer o que ele quer. Quero aproveitar apenas um trecho desta música, mas em outro contexto. Porque existem muitos Cristãos dando "uma fugidinha" da Vontade de Deus. Vamos observar um pouco a vida do Profeta Jonas.

“Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar” (Jonas 1:1-4)


O Senhor o chamou para pregar a Nínive, uma cidade que estava totalmente corrompida pelo pecado. Deus chamou a Jonas para exercer um papel profético naquele lugar e levar uma mensagem de Arrependimento. O fato é que Jonas provavelmente pensou: "Que furada que Deus me arrumou, vou pro meio de um povo perverso, que não vai querer me ouvir e provavelmente ainda vou morrer". O Chamado de Deus pra Jonas não lhe pareceu muito agradável.
Talvez Jonas preferisse ir pregar em algum Templo cheio de pessoas que temessem ao Senhor, com uma música de adoração antes de começar seu discurso sobre Prosperidade. Talvez ele preferisse ir para um lugar menos longe, com um pouco de conforto, ou simplesmente ele quisesse encontrar com pessoas muito receptivas e simpáticas. Não o critique por isso. Talvez nós também faríamos a mesma coisa, talvez nós estejamos fazendo neste momento. Sabemos que Jonas se acovardou diante do chamado de Deus, ele preferiu dar "uma fugidinha" e fazer uma viagem de barco pra um lugar mais tranquilo do que Nívive. Esse foi jeitinho que Jonas arrumou, fugir do Chamado, escapar do desafio que Deus colocou para ele.

Jonas não conseguiu enxergar que se o Senhor estava chamando-o, logo iria capacitá-lo, respaldá-lo e dar Graça para fazer tudo o que era necessário. Jonas conseguia ver apenas as dificuldades que encontraria em Nívive e isto o fez fugir do que Deus tinha planejado para ele. Muitas vezes fugimos do Chamado de Deus para nossa vida e agimos como Jonas. Talvez o Senhor esteja te chamando para fazer algo que não agrade sua alma, mas que irá resultar em Glória para Ele. Não exite, não dê "jeito de dar uma fugidinha". Renda-se ao Chamado do Senhor para sua vida, seja qual for Ele. Pois se Deus tem lhe chamado com certeza irá te fortalecer para cumprir todo o propósito dEle.

Shalom Adonai
Thiago Santos.

2 comentários:

Unknown 29 de janeiro de 2011 às 06:55  

A Paz do Senhor, querido.
Realmente.. esquecemos que quando Deus chama ele prepara.. capacita .. fortalece.. dá Graça! Que não é por nossa Força, mas é pelo Poder do Pai!
Tenho que lembrar disso mais vezes! =]
Palavras que edificaram minha alma. Obrigada e continue, Deus opera grandes Maravilhas através de pequenos detalhes.. como este Blog!
Fica com Deus
Ass: Patty Moreira

Thiago 29 de janeiro de 2011 às 15:18  

Graça e Paz Patty,
a gente esquece mesmo as vezes essas coisas, mas O Espírito Santo sempre vem pra nos trazer à memória que somos em Cristo. Abração

Postar um comentário

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores