Nossas "Listas Evangélicas"

Desde os tempos antigos as sociedades são dividas em grupos que se identificam por afinidades e uma série de outros fatores que geram um círculo de relacionamentos. Muitas pessoas são aceitas em determinados círculos apenas ao se adequar ao "padrão estabelecido" e de certa maneira é algo que se entenda. Mas em muitos casos são gerados preconceitos e barreiras culturais/sociais em alguns destes meios. Quando olhamos para a Igreja, vemos fatores semelhantes aplicados, que infelizmente estão contaminados pelo pecado da Religiosidade.

Muitos Cristãos se acham "santos demais" para aceitar as pessoas e estou falando de acepção de pessoas mesmo e não de "não se contaminar com o que nos leva a pecar". Nestes círculos “evangélicos" só é aceito quem cumpre as mesmas regras, os mesmos rituais, quem se enquadra dentro dos critérios. Parece que criamos algumas "Listas Evangélicas" com pontos de julgamento para sermos considerados "bons crentes". Se cumprirmos tudo o que está nestas listas somos bons crentes, dignos de ser elogiados, até de ocupar posições de honra no meio deste "separado círculo religioso", mas se não conseguimos preencher todos os seus requisitos, somos maus crentes e não merecedores de receber os benefícios deste meio.

A grande questão é que para Deus não existem bons crentes ou maus crentes definidos por nossas listas evangélicas. Para Deus existem pessoas arrependidas e pessoas não arrependidas. Ele não está preocupado com nossa Religiosidade e nossas listinhas que apenas servem para nos sentirmos melhor por ver que estamos "fazendo por merecer", cumprindo rituais e muitas vezes coisas que nem o Senhor nos ordenou fazer.

Mas o homem gosta das "Listas Evangélicas", nós gostamos de criar rótulos, formatos politicamente corretos para ser aceitos. A Religiosidade é um formato que não está tão interessado assim em ser quebrantado com Deus, é um modelo que se resume em criar um ambiente de aparências, de tarefas que façam nossa alma se sentir bem por cumprir mandamentos humanos, comportamentos sociais vazios

Veja abaixo alguns dos ítens desta "Lista Evangélica", quando cumprimos ela provavelmente receberemos elogios dos homens, nosso ego será massageado e certamente terão a impressão que você é um "super crente", mas nós sabemos que isto é só aparência. Se você se pegar cumprindo algum destes tópicos, bem vindo ao  Clube da Religiosidade! É tempo de nos Arrependermos por viver uma vida vazia e clamarmos pelo Reino de Deus em nossa vida.

A Lista da Religiosidade:

1.  Quando você estiver mal não admita porque a nossa vida é "SÓ VITÓRIA", senão vão pensar que você é fraco. Em algum momento isso vai passar, aguente quieto para ninguém saber;
2.  Tudo bem se você não consegue ter um tempo de qualidade com Deus, o que importa é que diante das outras pessoas as suas "belas orações" e suas palavras de conhecimento humano se destaquem;
3.  É importante criticar àqueles que não conseguem superar as suas limitações, que ainda tem dificuldade em vencer certos pecados ou debilidades do caráter, mesmo que você tenha as mesmas falhas;
4.  Faça a "obra de Deus", se dedique, se esforce, se possível use a maior parte do seu tempo para isso, mesmo que isto te leve a não ter tempo para buscar apenas a Face do Senhor. Obras são mais importantes do que a Sua Presença;
5.  Faça a "obra de Deus" e murmure se as suas orações não forem atendidas, cobre a Deus porque você tem "se dado" a Ele e não tem visto o retorno;
6.  Critique e fique indignado com aqueles que estão "aparecendo" mais do que você, não permita que outros tomem "o que é seu";
7.  Esteja nas reuniões apenas por interesse, por querer fazer parte das coisas e não para agradar a Deus;
8.  Faça aquilo que agrada a Sua alma, que é mais confortável e que te traz alegria. Escolha o como, quando e onde quer servir ao Senhor;
9.  Tenha a convicção de que você serve a Deus, mas não aos homens, você só é liderado por Deus e mais ninguém;
10. Esteja mais motivado para realizar a obra apenas quando o número de pessoas que estiver lhe assistindo for grande o suficiente para que você seja reconhecido. Aguarde pelos elogios, faça as coisas por isso;
11. Esteja do lado de todas as pessoas agradando-as  e falando o que elas querem ouvir. Não deixe ninguém constrangido com o Evangelho que Jesus quer que vivamos, senão as pessoas vão se afastar. Seja passivo;
12. Vista a sua mais bela "Capa de Religiosidade" fingindo ser alguém que não é, aparentando uma SANTIDADE, mesmo mergulhado em tantos pecados. O importante é que as pessoas vejam uma boa imagem e te aceitem por isso.

Precisamos olhar para dentro de nós mesmos e clamar que o Espírito Santo lance luz sobre nossa vida e que isto nos gere um constrangimento que nos faça rasgar esta lista de nossa vida.

Shalom Adonai
Thiago Santos.

1 comentários:

Unknown 29 de janeiro de 2011 às 07:19  

"8. Faça aquilo que agrada a Sua alma, que é mais confortável e que te traz alegria. Escolha o como, quando e onde quer servir ao Senhor;"
"Precisamos olhar para dentro de nós mesmos e clamar que o Espírito Santo lance luz sobre nossa vida e que isto nos gere um constrangimento que nos faça rasgar esta lista de nossa vida."
Tenho errado bem nesse 8! =/
Ensina-me Pai.. a fazer a TUA VONTADE e não a minha..! :/
A paz do SEnhor!
Ótimo texto!
ass: Patty Moreira

Postar um comentário

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores