A Síndrome do Patinho Feio


“A Síndrome do Patinho Feio” é um mal que tem alcançado todos os tipos de pessoas em todo o mundo. É incrível constatar que os consultórios psicológicos estão lotados de pessoas deprimidas, em crise. Um dos fatores que culminam neste fato deve-se ao alto número de pessoas que sofrem de baixa auto-estima. Outro aspecto relevante ao qual devemos atentar é que boa parte destas pessoas está no meio da Igreja.

Observamos pessoas que não conseguem amar a si mesmas.  Homens e mulheres que não conseguem compreender o seu valor. Alguns não se acham dignos de viver algumas coisas em Deus e isto os trava, os impede de avançar no Reino de Deus. Quantas pessoas não conseguem se enxergar como abençoadoras de vidas, como alguém que faz a diferença na vida de outros. Muitas vezes quando alguns destes se pegam em um momento onde precisam “interferir” em alguma situação ou exercer uma postura mais ativa em relação a algum fato ou circunstância elas se enchem de medo e preferem a passividade.

Pessoas com baixa auto-estima não conseguem olhar para dentro de si e ver até mesmo o potencial que o próprio Deus os dá, pois estão sempre em uma posição de “coitados”. Na realidade isto tudo tem uma raiz, o pecado original. Quando o homem pecou contra Deus perdeu muito mais do que sua estadia no paraíso, ele perdeu a Presença de Deus e com isso perdeu sua Identidade. Seus valores, seu entendimento, tudo no homem foi distorcido e isto gerou uma não compreensão a respeito de quem o homem é em Deus. Por isso vemos tantas e tantas pessoas que não se valorizam, que acham que não podem ir além ou fazer a diferença em seu meio. Trata-se de um problema de Identidade.

Mas a grande verdade é que Jesus nos reconciliou com o Pai e hoje temos a mente de Cristo. A Palavra nos diz que somos novas criaturas, gerados em Deus por Jesus. Hoje, a nossa Identidade foi restaurada através da vida de Cristo em nós. Portanto, não se sinta um coitadinho, não se ache incapaz de fazer grandes ou pequenas coisas em Deus porque dentro de você habita o Espírito Santo e Ele possui todos os recursos que precisamos para avançar e cumprir com a Vontade do Pai. Não se deixe enganar pelas vozes que vem da sua alma, não se deixe enganar pelas vozes do inferno. Você é quem Deus diz que você é e a Palavra diz que fomos gerados para as boas obras, ainda diz que o Espírito do Senhor está sobre nós e nos ungiu.

Você não é um “Patinho Feio” abandonado pelo canto choramingando, saia deste estado de paralisia! Você tem uma Identidade em Cristo Jesus. Não estou dizendo que você não vai passar por crises ou se sentir mal por vezes, mas digo que ainda que venham as circunstâncias você permanecerá firme e entendendo qual a sua Identidade.



Shalom Adonai

Thiago Santos.
 

2 comentários:

Jessica 3 de fevereiro de 2011 às 16:23  

Falou muito ao meu coração.
Que Deus continue te usando. :)

Beijos

Thiago 3 de fevereiro de 2011 às 16:50  

Amém Jessica! Bjao pra ti!!!

Postar um comentário

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores