Idolatria Evangélica


Você já parou para pensar no quanto nós temos mania de criticar e acusar a Idolatria às imagens de escultura. Criticamos os católicos por terem estátuas de Maria e tantos outros em suas casas e templos. Condenamos os espíritas por prestarem culto a imagens de Ogum e demais entidades. Indignamos-nos com os budistas por reverenciarem a Sidarta Gautama. Enfim, existe uma lista interminável com um “X” marcado de condenação. Todo cristão tem dentro de si um instinto religioso que o leva a condenar estas práticas.

Mas existe um mal que a cada dia que passa vai se alastrando pelo meio da Igreja como um câncer - A Idolatria Evangélica. Em nossos templos e casas não existem imagens as quais nos curvamos. Não carregamos amuletos, terços, figas ou algo para “nos proteger”. Mas somos Idólatras. Esta Idolatria Evangélica está contaminando a muitos, distorcendo o Evangelho, esta Idolatria Evangélica também rouba a Glória de Deus e direciona para o ego do homem.

Podemos dizer que um Ídolo é a figura de uma divindade, algo ou alguém que está acima de nós, que é objeto de culto, de reverência e prioridade. Logo, Idolatria constitui-se na ação, ou prática de reverenciar algo ou alguém. Talvez você e eu não nos curvemos a uma imagem feita por mãos humanas, mas muitas vezes nos curvamos a ídolos internos, à nossa vontade.

Não esperamos que uma imagem de barro nos ajude, mas às vezes colocamos nossas expectativas em outros ídolos. Porque o Ídolo é tudo aquilo que substitui Deus. Tudo aquilo que nós colocamos no lugar do Senhor é um Ídolo. Idolatramos nossa carreira quando abrimos mão de tempo com Deus e só pensamos em trabalhar ou estudar porque nosso deus é Mamon (Riquezas). Idolatramos nossa família, esposa (o)s, noiva (o)s quando os trocamos pelo Senhor. Idolatramos líderes, esperamos que eles tenham todas as soluções para nós e se eles caírem também cairemos porque são nosso objeto de culto. Idolatramos pastores e pregadores quando colocamos nossas expectativas neles e não no que Deus pode fazer, quem de nós nunca pensou: Hoje vou naquela reunião porque o Pastor “X” irá pregar, ou porque o Ministério de Louvor “Y” irá ministrar. Não é errado admira-los, mas existe uma idolatria que faz com que os cristãos dêem crédito somente aos seus “preferidos”.
Há uma enorme Idolatria na “Liturgia do Culto”. Coisas absurdas como: Não toque naquela mesa, não suba no “altar”, não faça isso ou aquilo na Casa do Senhor! Idolatramos a Liturgia porque gostamos da “forma” do culto e tantas outras coisas. Por fim, idolatramos a nós mesmos todas as vezes que trocamos a Vontade do Senhor e substituímos pelos nossos desejos e ficamos presos à nossa alma.

Será que você pode perceber o quanto há desse lixo dentro de nós? Você pode notar o quanto somos tão idólatras ou mais do que aqueles que se curvam diante de imagens, porque todos os dias muitos de nós temos nos curvado ao nosso bel-prazer, sem se importar com o que Deus quer. Livre-se dos seus Ídolos, faça uma Reforma Interior.

Imagens foram feitas para serem quebradas! Quebre seus Ídolos e volte para o Senhor.


Shalom Adonai
Thiago Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores