Carnaval Evangélico


Estamos bem próximo do período de carnaval. Na verdade já existem alguns blocos desfilando na rua e há um clima de festa nas cidades. É um período onde infelizmente há uma maior legalidade para o pecado, afinal o próprio nome carnaval aponta para um significado - Festa da Carne. As pessoas ficam mais propensas, influenciadas à sensualidade, prostituição, adultério e tantas práticas que ofendem a santidade de Deus. Há também maior propensão a crimes, mortes, o fato é que esta é uma época de maldição sobre nosso território e cremos que há uma grande quantidade de demônios agindo por trás deste evento.
Entretanto a maioria de nós, cristãos evangélicos, nesta época se refugia em “Retiros Espirituais” e nos isolamos completamente da realidade de que enquanto milhares de vidas estão publicamente se perdendo, nós nos contentamos em ficar em um ambiente confortável e sossegado, talvez com piscina e campo de futebol ignorando o fato de que o pecado está autorizado nas cidades. Como hipócritas, às vezes nos lembramos de orar pelas vidas perdidas no carnaval, mas não é nada sério, que gera constrangimento em nosso coração. É pura religiosidade para cumprir nosso papel de “bom crente”. Na verdade, o que nos importa é nos isolar em nossos “Retiros Abençoados” e esquecermos dos pecadores imundos que estão por aí.

Somos tão hipócritas que enquanto estamos em nosso conforto, isolados dos pecadores do carnaval, julgamos. Achamos-nos melhores do que eles porque não nos misturamos com o pecado, porque não saímos fantasiados ou não estamos participando de toda sensualidade e perversão do carnaval. Somos os super-crentes, super-santos que não podem se aproximar de tamanha corrupção.

O fato é que há algo muito em comum entre nós e aqueles que estão “curtindo” o carnaval neste mundo. Sim, não se escandalize, mas no fundo no fundo temos algo muito parecido. Vamos observar algo então, muitas pessoas levam sua vida normalmente durante o ano, com suas responsabilidades, afazeres, projetos, mas geralmente neste período de carnaval elas preparam suas fantasias, suas máscaras para “aproveitar” este momento com todas as forças. Há toda uma preparação e até alguns mais tímidos revelam um lado totalmente espontâneo neste período e fazem coisas que normalmente não fariam. Mas, o que isto tudo tem haver conosco?

A verdade é que nós cristãos não desfilamos em blocos, não vamos à Apoteose neste período, mas curiosamente a nossa vida pelo ano inteiro é um verdadeiro “Carnaval Evangélico”. Isto mesmo, homens e mulheres que estão na Igreja, mas que vivem na carne, sem temor do Senhor, pecando e não se arrependendo. Não há diferença entre isto e aqueles que estão desfilando nas ruas neste período. A única diferença é que eles se fantasiam neste período, já nós, usamos máscaras de “Crente” o ano inteiro, nos fantasiamos de “Discípulos”, até citamos as Escrituras e damos lição de moral nas pessoas. Agimos como se Deus não soubesse quem somos de verdade.

Esta é a triste realidade da Igreja Moderna. Vivemos um “Carnaval Evangélico” constante. Muita vontade do homem reinando em nós, estamos cheios de carnalidade, não andando no Espírito. E quando vamos para os nossos “Retiros Espirituais” e “Cultos Especiais” achamos que somos mais consagrados porque não participamos das mesmas coisas do mundo, na verdade não estamos fazendo diferença alguma, pois no nosso dia-a-dia falta morrer mais para nós mesmos e deixar Cristo amassar o nosso ego. Não podemos nos esconder atrás de nossas “fantasias de crentes”. O Senhor nos conhece no mais profundo e vê onde ninguém mais enxerga.

Uma mensagem para este tempo é Arrependimento, alias, esta era a única mensagem pregada por Jesus e pelos Discípulos. Voltar-se para o Senhor para sermos transformados a Imagem de Jesus.


Shalom Adonai
Thiago Santos.

About Me

Minha foto
Quem eu sou não é o mais importante, mas sim que é Cristo em mim... Senhor e Rei.

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Flickr

Seguidores